Evento

Passaporte da Saúde reúne veranistas na Praia do Laranjal

Iniciativa, promovida pelo Sesc, está passando por Pelotas neste final de semana oferecendo serviços de saúde gratuitos

Foto: Volmer Perez - DP - Veranistas desfrutaram dos serviços de saúde oferecidos gratuitamente

Na manhã deste sábado, das 8h às 13h, o evento Passaporte da Saúde, promovido pelo Sesc, reuniu centenas de pelotenses na Praia do Laranjal. A iniciativa está passando pelo Município neste final de semana, oferecendo ações de saúde gratuitas para os veranistas, em parceria com Sindióptica, Senac, Crefito e Hemorgs. As atividades, realizadas em frente à Casa de Praia do Sesc, também estarão disponíveis neste domingo, no mesmo horário.

Quem passou pela praia teve a oportunidade de usufruir de serviços de saúde gratuitos como verificação de pressão arterial e glicose com ações de orientação, realização de acuidade visual para precauções com a saúde dos olhos, ações de auriculoterapia, divulgação e sensibilização para doação de sangue e orientações de prevenção ao câncer de mama. “O Passaporte da Saúde é uma ação que acontece todos os verões junto às casas do Estação Sesc que tem como objetivo fazer a conscientização e ações preventivas em saúde”, explica a Gerente de Assistência em Saúde do Sesc, Mari Estela Kenner. 

De acordo com ela, as ações conjuntas com os parceiros são de extrema importância para a conscientização da população. “Uma ação compartilhada, integrada, com o objetivo de aproveitar esse momento em que as pessoas estão mais tranquilas, curtindo o verão, mas também podem se cuidar”, destaca.

Cuidados com a visão

Um dos principais objetivos da iniciativa é alertar a população sobre a saúde dos olhos. Por ser uma informação pouco divulgada, muitas pessoas não sabem que a utilização de óculos de sol piratas pode levar à cegueira. A recomendação é optar por acessórios de qualidade, que não prejudiquem a visão.

O vice-presidente financeiro da Fecomércio RS, André Roncatto, salienta que uma campanha de conscientização está sendo realizada pelo Sindióptica, juntamente com o Sesc, Governo do Estado, Secretaria de Saúde, Ministério Público, Procon e Associação do Comércio de Joias, Relógios e Ópticas do Rio Grande do Sul (Ajorsul). “Muitas pessoas já adquiriram a compreensão de que quando se expõem ao sol, devem passar protetor solar na pele, mas os nossos olhos são tão sensíveis ou mais do que a nossa pele”.

As lentes dos óculos de sol de qualidade filtram os raios nocivos, fazendo com que eles não tragam consequências à saúde. Já os acessórios piratas são feitos de materiais com qualidade ruim e não possuem lentes oftálmicas. “Estudos científicos provam que tem formação de membranas, acelera a catarata que pode levar à cegueira, também tem degeneração macular, uma situação irreversível de saúde visual”, explica Roncatto. 

Para auxiliar as pessoas e promover a conscientização, a iniciativa foi criada e tem trazido um bom retorno.  “É uma campanha de utilidade pública, nós entendemos que o consumidor, quando ele tem a informação e a consciência, ele é o fiscal na ponta, quem vai filtrar o que vai adquirir ou não”, finaliza.

Durante o evento, as equipes promoveram testes de visão e entrega de materiais informativos. De acordo com informações dos folders entregues aos veranistas, óculos solares sem procedência podem levar à cegueira. Confira:

- Os olhos estão expostos aos raios ultravioleta 365 dias por ano. Mesmo os óculos com lentes escuras não garantem que seus olhos estejam protegidos contra os raios UVA/UVB pois a proteção é feita por tratamento específico nas lentes e não por sua cor

- Óculos sem qualidade apresentam ondulações nas lentes, causando distorções na visão, dores de cabeça e transtornos visuais temporários, podendo levar à necessidade do uso de lentes de grau. As armações sem qualidade podem causar alergias e assaduras na pele

- Lentes de óculos solares sem proteção UV, ou com proteção superficial, dilatam a pupila, permitindo que os raios nocivos penetrem no sistema óptico causando doenças como catarata e pterígio, podendo levar à cegueira

- Use óculos solar mesmo em dias nublados e, sempre que possível, use também um boné ou chapéu. A radiação UVA/UVB é cumulativa ao longo da vida. Previna-se utilizando desde a infância óculos solar de qualidade.

- Exames visuais frequentes são muito importantes. Mesmo que você não apresente problema de visão, consulte regularmente um especialista para garantir a saúde dos seus olhos.

Equipes realizaram a entrega de materiais informativos sobre os cuidados com a visãoFoto: Volmer Perez - DP


Atividades do Sesc pelas praias

O entorno da Casa de Praia do Sesc no Laranjal movimenta os meses de calor com o projeto Estação Verão. A iniciativa já ocorre há 20 anos no Litoral Norte, Costa Doce e Litoral Sul, nas praias de Tramandaí, Torres, Laranjal, Barrinha (São Lourenço do Sul), Cassino (Rio Grande), Quintão (Palmares do Sul) e Itapuã (Viamão). 

Os locais oferecem empréstimo de materiais esportivos e recreativos, aulões de ginástica e dança, quadras esportivas e quick massagem, além de diversas outras atividades gratuitas. 

O Estação Verão Sesc 2024 está sendo realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com as Prefeituras Municipais.

Outras atividades também são oferecidas pelo Sesc na praia, como aulas de dançaFoto: Volmer Perez


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas interdita peixaria após ação integrada de fiscalização Anterior

Pelotas interdita peixaria após ação integrada de fiscalização

Pelotas promove ação sobre saúde mental na SARH Próximo

Pelotas promove ação sobre saúde mental na SARH

Deixe seu comentário